Координати 531

Uploaded 30 листопада 2018

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
724 m
708 m
0
15
29
58,99 km

Переглянуто 339 раз(и), завантажено 1 раз(и)

біля Bairro Alto, São Paulo (Brazil)

Atenção: o GPS Garmin Fenix utilizado neste percurso apagou misteriosamente, logo no começo (após 2 dias ele voltou a funcionar, possibilitando resgatar o pequeno trecho gravado na memória do aparelho, carregado aqui).

Após essa pane grave do GPS, a expedição pôde ser realizada e concluída com êxito mediante navegação analógica (mapas + bússola, com os rumos das direções corretas nos trechos mais confusos previamente marcados nos mapas - justamente uma precaução para o caso de algum problema com o GPS).

Portanto, este arquivo carregado referente a essa expedição foi desenhado aqui mesmo no Wikiloc, e reproduz fielmente o trajeto feito na base da navegação analógica.

Nunca confie somente num GPS, por melhor que ele seja: aparelhos eletrônicos estão sujeitos a falhas e panes, a maioria inexplicáveis. Para não ficar na mão - e em apuros, dependendo do local - leve sempre bons mapas com escala correta e boas bússolas de orientação (no mínimo duas).

Dica de um excelente livro sobre o assunto:

"Fundamentos de Orientação, Cartografia e Navegação" - Autor: Prof. Raul M. P. Friedmann.





Attention: the Garmin Fenix ​​GPS used in this route mysteriously erased, at the beginning (after 2 days it returned to work, allowing to recover the small part recorded in the memory of the device, loaded here).

After this severe GPS crash, the expedition could be successfully completed and completed by analogue navigation (maps + compass, with the directions of the correct directions in the most confusing stretches previously marked on the maps - just a precaution in case of a problem with the GPS).

Therefore, this uploaded file relating to this expedition was drawn here on Wikiloc, and faithfully reproduces the path taken on the basis of analog navigation.

Never rely only on a GPS, no matter how good it is: electronic devices are subject to faults and breads, most of which are inexplicable. To avoid getting in the way - and in trouble, depending on the location - always take good maps with correct scale and good orientation compasses (at least two).

Tip of an excellent book on the subject:

"Fundamentals of Guidance, Cartography and Navigation" - Author: Prof. Raul M. P. Friedmann.
Waypoint

GPS parou de funcionar neste ponto

Waypoint

1ª Escala

Waypoint

1º Estreito

Waypoint

2º Estreito

Waypoint

Balsa

Waypoint

Passagem

Waypoint

Cachoeira

Waypoint

2ª Escala

Waypoint

Ilha Ventosa

Waypoint

Balsa da Varginha

Waypoint

Acampamento (Pernoite) - Pesqueiro 'Bem Bolado'

Waypoint

Balsa

Waypoint

Fim - Prainha de Natividade da Serra

Waypoint

Início - Bairro Alto (Distrito de Natividade da Serra)

7 коментарів

  • Фото Felps kayak

    Felps kayak 28 квіт. 2020

    Muito legal esse trajeto. Estou ainda a fazer. Poderia indicar-me o local utilizado para acampar? Abraço.

  • Фото Erasmo Arrivabene - São Luís do Paraitinga - SP

    Erasmo Arrivabene - São Luís do Paraitinga - SP 30 квіт. 2020

    Olá Felipe Cintra, a represa é fantástica. Para quem gosta de remar em locais labirínticos é uma aventura perfeita.
    O local que acampei é o Pesqueiro e Restaurante "Bem Bolado", fica em Paraibuna - SP, Bairro do Comércio (acesso à Balsa da Varginha (Contatos - Daniel: [12] 99760-5904 ou Marlon: [12] 99792-9035). Não é um "camping", mas foi o único local que encontrei ao planejar minha expedição; porém, observei ao longo do trajeto bons locais para possível camping selvagem. Abraço e boas aventuras!

  • Фото Felps kayak

    Felps kayak 4 трав. 2020

    Muito legal esse trajeto. Estou ainda a fazer. Poderia indicar-me o local utilizado para acampar? Abraço.

  • Фото Felps kayak

    Felps kayak 4 трав. 2020

    Obrigado erasmo

  • Фото Felps kayak

    Felps kayak 4 трав. 2020

    Erasmo, vc deixou seu carro onde? Abraço

  • Фото Erasmo Arrivabene - São Luís do Paraitinga - SP

    Erasmo Arrivabene - São Luís do Paraitinga - SP 4 трав. 2020

    Olá Felipe, o resgate em Natividade da Serra foi feito pela minha esposa. Inicialmente, o plano dessa expedição era finalizar em Redenção da Serra (minha esposa me resgataria lá no dia seguinte, por volta das 15h30); porém, ao chegar no Pesqueiro onde acampei, vi que o nível da Represa estava muito mais baixo do que eu imaginava. Comentando isso com o caseiro do lugar, ele disse que eu não conseguiria alcançar Redenção, o que dificultaria muito (ou até mesmo inviabilizaria) o resgate naquela cidade; então, telefonei à minha esposa e reformulamos o plano do resgate, remanejando o ponto final para a prainha de Natividade, local bem mais propício à finalização da expedição, dadas as circunstâncias, mesmo com o nível baixo da Represa.

  • Фото Erasmo Arrivabene - São Luís do Paraitinga - SP

    Erasmo Arrivabene - São Luís do Paraitinga - SP 4 трав. 2020

    Inclusive, cabe aqui considerações extremamente importantes quanto ao nível da Represa Paraibuna/Paraitinga: o nível mais elevado que o espelho d'água do reservatório pode alcançar é a cota altimétrica de 714 metros, que corresponde à boca da famosa "tulipa", gigantesco "ladrão" de concreto armado instalado perto da barragem da Represa mais próxima da cidade de Paraibuna, que possibilita o escoamento das águas em seu nível máximo de forma segura, sem transbordamento por cima da barragem (o que sem dúvida seria uma catástrofe), já que as comportas que direcionam as águas para as turbinas hidroelétricas da CESP (a proprietária da Represa) são insuficientes para esse fim.
    A única vez em que o nível do reservatório atingiu a cota máxima dos 714 metros - escoando, então, pela "tulipa" - foi na grande inundação de janeiro de 2010, quando os Rios Paraitinga e Paraibuna despejaram um volume monstruoso de água na Represa (foi a inundação que arrasou o centro histórico de São Luís do Paraitinga).
    Portanto, considerando toda essa dinâmica e a realidade hidrológica/pluviométrica da bacia Paraitinga/Paraibuna (descontado o evento extremo de janeiro de 2010), o espelho d'água da Represa fica 99% do tempo bem abaixo da cota de 714 metros. Nos períodos de estiagem (meses de outono/inverno), o nível médio do reservatório cai consideravelmente.
    Tudo isso deve ser levado em consideração ao se planejar uma expedição de longo alcance, de caiaque, pela Represa: facilmente uma ilha vira uma península, ou uma "ilha" rasa - praticamente um banco - surge onde aparentemente deveria ter apenas água, e o que seria um canal para encurtar um trecho se transforma num beco sem saída...
    Portanto, a dica de ouro no planejamento é utilizar o Google Earth, acionando o recurso "Mostrar Imagens Históricas" e usando o regulador para mover entre as datas de aquisição (das fotografias dos satélites), para visualizar toda a extensão do espelho d'água da Represa, tanto em sua máxima plenitude quanto em seus níveis mais baixos. Você vai ver que existem muitas represas em uma!

You can or this trail