-
-
1 565 m
980 m
0
14
28
56,61 km

Переглянуто 1368 раз(и), завантажено 25 раз(и)

біля Ouro Branco, Minas Gerais (Brazil)

CIRCUITO SERRA DO OURO BRANCO, VILAS E FAZENDAS DE MINAS – OURO BRANCO MG



A Serra do Ouro Branco tem uma área aproximada de 1.614 hectares e está localizada no município de Ouro Branco, Minas Gerais. É uma elevação abrupta, formada por um paredão com cerca de 20 km de extensão a sudeste, que delimita um planalto cuja altitude varia entre 1.250 e 1.568 m e encostas íngremes a nordeste. Os solos, em sua grande maioria, são arenosos, oriundos de rochas quartzíticas e uma pequena porção, a nordeste, é constituída de solos argilosos, provenientes da formação mineral tipo Itabirito.

É considerada o marco inicial sul da Cadeia do espinhaço, que compreende um grupo de serras com altitudes variáveis, ao longo de 1.100 km de extensão, até a Bahia. Essa cadeia abriga um dos mais ricos ecossistemas do mundo, os Campos rupestres.

A vegetação de Campos Rupestres é caracterizada por um mosaico de formações vegetacionais que se desenvolvem em solo arenoso e pedregoso de origem quartzítica. Esse mosaico é constituído de cinco formações: Grupos Graminóides, Afloramentos Rochosos, Matas de Galerias e Capões, Campos Brejosos e Campos de Velózias (Canela-de-Ema). Essa diversidade de ambientais condiciona uma flora rica, diversificada e endêmica (ocorrência restrita).

O Caminho Novo – “caminho do ouro” – semeou riquezas por onde passou. Antigos pousos de tropas deram origem a vilas; fazendas preencheram os vales; lavouras abasteceram os centros mineradores… Assim é o circuito Vilas e Fazendas de Minas, uma região que se sobressaiu por ser passagem estratégica das riquezas mineiras. A política e os negócios floresceram e hoje encontram um testemunho nas fazendas centenárias. Percorrer este circuito é como um reencontro com a arquitetura rural e o modo de vida do séc. XVIII.

View more external

Коментарі

    You can or this trail