Скачати

Координати

14 липня 2021 р.

липня 2021

біля Manuel Ferreira, São Paulo (Brazil)

Logística de Acesso – Caminhada começou na Balança do Km 77. Entrada da trilha é iniciada pela direita, atrás da placa do qual está escrito “Área de Refúgio”, que antecede o portão da Fazenda Simão.

Trajeto – De início bastante tranquilo, estrada larga, é só ir seguindo a via principal até o caminho começar a ficar mais estreito e adentrar finalmente a trilha. Uma vez dentro da trilha ela está bem delineada, não existe indução a erro, permaneça na via principal. Você vai precisar atravessar uma pinguela, passará por uma caixa d’água, um tronco para a travessia de um segundo riacho (Não passe por cima dele, tem acesso pelo lado direito, mais seguro), sem necessidade de se preocupar com bifurcações.
O senso de direção vai ser cobrado um pouco antes da Lagoa do Simão, na junção de dois cursos de água, onde será necessário virar a esquerda e ir paralelo ao rio. Após a área de camping será preciso continuar paralelo a água e ir atravessando quando for necessário até adentrar uma trilha novamente que vai nos levar até a Cachoeira das 3 Quedas.
OBS – Assim que encontramos as três quedas, adentramos o mato e começamos a varar até cair no rio de novo. Descobrimos então que não existe necessidade de adentrar o mato, só descer o rio, pulando as pedras, atravessando quando preciso, e é muito mais fácil. Mais a frente você vai encontrar um poço bem legal para banho, continue descendo o rio até se deparar com a confluência e uma vez no Rio Itatinga vire a esquerda, e siga margeando até o ponto exato da travessia, aqui demarcado. Após a travessia, adentrar a trilha, atravessar a ponte amarela e vai andar uns metros até se deparar com o portão fechado da Usina. Aqui é a parte bônus da ventura. Boa sorte!

RECOMENDAÇÕES FINAIS:

- Recomendado para quem tem experiência em trilha;
- Cuidado com carrapatos. Encontramos alguns;
- Se atentem com horário de início e fim da trilha, nós optamos em fazer bate-e-volta e essa trilha é bem extensa, exige um ritmo muito bom;
- Sobre a Usina nós tocamos a campainha e fomos atendidos por um funcionário. Ele nos perguntou se estávamos vindo do Parque das Neblinas e nós confirmamos. Ele foi tranquilo e deixou a gente entrar, e até mesmo disse que havia banheiro disponível caso quiséssemos usar. Só veio liberar a entrada mesmo e nos deixou sozinhos pra conhecer o local e pediu para que quando saíssemos, fechasse novamente o portão.
- Só dá pra ver a cabeceira da Garganta do Gigante, mas a vista pra serra impressiona.

Preserve a natureza, leve seu lixo de volta! ;)
Автобусна зупинка

Pinguela

Caixa D'Água

Travessia Ponte De Tronco

Passar pelo lado direito. Não é seguro passar por cima.

Travessia De Tronco II

Margem á Direita

Seguir Paralelo Ao Rio

Cachoeira Das 3 Quedas

Deste ponto é só começar a descer o rio até encontrar a confluência lá embaixo com o Itatinga. A partir desse ponto começamos a varar um mato desnecessário pela margem esquerda.

Mata Fechada - DESNECESSÁRIO

Varamos mato de bestas mesmo. Basta continuar descendo pelo rio.

Voltamos P/ O Rio

Não precisava fazer o desvio pelo mato =p

Poço

Ріка

Rio Itatinga - Confluência

Seguimos pela margem esquerda mesmo.

Ponto da Travessia Do Rio

Da margem esquerda para a direita.