Час  5 годин 28 хвилин

Recorded лютого 2019

2,6
5,2

біля Teso, Viana do Castelo (Portugal)

Percurso circular, com início na branda das ínsuas, passagem pelo Arieirio, para em seguida atacarmos a subida até às Barras. O dia nasceu envergonhado, pouco soalheiro, associado a muitas nuvens escuras, que auguravam precipitação de neve, pelo menos, nos cumes mais elevados. Curiosamente, nevou, muito pouco é certo, já perto do fim da caminhada, a cotas abaixo dos 800 metros. A serra apresentava-se pintada de branco, com excepção das encostas viradas a S e SW, mais expostas ao sol, apenas com pequenos vestígios. Tínhamos a intenção de descobrir uma nova forma de atingir a branda da Urzeira, que nos tempos idos da pastorícia, era utilizada pelos rebanhos da antiga vila do Soajo. Localiza-se perto da branda da Cova, ambas abrigadas pelo cabeço do Guidão. Optamos por subir pelo Arieiro, que a partir do último carreiro florestal, obriga a deanbular entre penedos, na zona das Barras. Este troço, já era conhecido, mas fazê-lo com neve e gelo, as coisas mudam um pouco. Era difícil caminhar, pois além de termos de ultrapassar a penedia, o gelo aumentava a dificuldade na travessia das lajes, com o vento forte a empurrar-nos. O caminho de regresso, era para ser diferente, mas a probabilidade de apanhar gelo nas descidas, fez-nos mudar de ideias. Aproveitamos os antigos estradões, abertos para o abate da madeira, aquando do grande incêndio que destruiu a belíssima mata do Guidão, numa primeira fase. Evitamos assim a parte da encosta por onde pretendíamos descer, que poderia trazer dificuldades acrescidas.Para não alongar a marcha pelos estradões, encontrou-se uma passagem , que nos levou encosta abaixo até um antigo trilho de pastores, rematando a marcha na branda das Ínsuas, depois de passarmos perto do que resta da antiga casa florestal e da pousada da juventude, na base de Entre oUTEIROS.

- Cartografia - Folha 17 (Lindoso) do IGE - escala 1/25000.

- Pontos com interesse.
- brandas de gado - Urzeira e Cova ( muito perto).
- Panorâmicas para o vale do Lima, serra Amarela e Gerês.
- Panorâmicas para os cabeços do Guidão, Bicos, Pedrada ( no O. Maior), coto da
Luzença e alto da Derrilheira e Guidão.
- cabanas de pastor solitárias em falsa cúpula, estratégicamente colocadas e abrigadas
do vento.

Abraço

• Фото FranciscoJFC

FranciscoJFC 7 лют. 2019

Gostei, em particular da adaptação do trajecto devido à existência de gêlo na vertente .