Час  одна година 9 хвилин

Координати 875

Uploaded 23 березня 2021

Recorded березня 2021

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
247 m
47 m
0
0,8
1,6
3,14 km

Переглянуто 321 раз(и), завантажено 3 раз(и)

біля Pedrogo, Porto (Portugal)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure



PARQUE DAS SERRAS DO PORTO

O Parque das Serras do Porto, com perto de 6.000 hectares, é composto por seis serras: Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas, abrangendo território dos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo. Esta área, classificada desde 2017, como Paisagem Protegida Regional, integra o Sítio Rede Natura “Valongo” e o Parque Paleozóico de Valongo. Aqui, os visitantes podem desfrutar da imensa beleza cultural e paisagística de serras, vales e rios, salientando-se a singularidade geológica, que nos leva a uma interessante viagem pela Era Paleozoica.

Os vales dos rios Ferreira e Sousa convidam a um certo isolamento em estreito contacto com a natureza, enquanto o efeito miradouro das linhas de cumeada proporciona uma excelente perspetiva do território envolvente. Atualmente, o Parque das Serras do Porto tem três centros de receção ao visitante com informação útil sobre o Parque (Visitar Página oficial).



TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO

O Parque está, desde setembro de 2020, a criar uma Rede de Percursos Pedestres que irá ligar os vários trilhos e sinalizar o seu património biológico, geológico, arqueológico, imaterial e construído. São quase 260 km de trilhos para calcorrear por terras de Gondomar, Paredes e Valongo. A rede será composta por uma grande rota, que deverá totalizar 57km ao longo dos três concelhos, e 19 percursos distintos, com pequenas rotas em cada território que deverá estar finalizada na Primavera de 2021. O projeto prevê a instalação de mobiliário, sinalética e uma página web para ajudar quem fizer os percursos, fornecendo informação sobre o território e os pontos de interesse. Enquanto aguardamos a conclusão do projeto começamos a percorrer os trilhos previstos, naquilo que podemos chamar de uma versão de reconhecimento, para inspirar a tua próxima aventura pelo Parque das Serras do Porto…


DESCRIÇÃO DO TRILHO REALIZADO
PR - TRILHO DE PIAS



O trilho realizado tem inicio na EN209-1 que liga Aguiar de Sousa (Paredes) a Beloi (São Pedro da Cova), na Serra de Pias. Trata-se de um percurso linear, podendo-se optar por iniciar na Aldeia de Couce. Em qualquer das situações, por se tratar de um percurso linear, deve-se ter especial cuidado no planeamento da atividade para garantir o regresso ao ponto de partida. Ao longo do percurso o efeito miradouro da encosta proporciona uma excelente perspetiva do território envolvente, enquanto o vale do rio Ferreira convida a um certo isolamento em estreito contacto com a natureza. Aconselha-se uma visita à aldeia de Couce, que juntamente com o Rio Ferreira são o principal atrativo deste percurso, o mais curto dos Trilhos das Serras do Porto. Aconselha-se o uso de GPS, os referidos trilhos estão em fase de implementação e não encontramos sinalética suficiente e inequívoca do trilho que seguíamos, podendo levar a erros de orientação no terreno.

Trata-se de um percurso curto e linear, para aqueles que pretendam um percurso mais longo e em laço podem junta-lo ao TRILHO DO CASTELO.

Iniciamos o percurso na EN209-1, na Serra de Pias, onde temos um amplo espaço em terra para estacionamento. Seguimos para noroeste, por amplo caminho florestal que vai descendo a encosta. Recomenda-se algum cuidado na descida devido à quantidade de pedra solta que pode levar o caminhante a escorregar e a sofrer uma queda.



O percurso continua por caminho florestal que desce a encosta por entre o eucaliptal, já mais próximo do rio, aparece a vegetação autóctone que preenchia as serras no tempo dos nossos antepassados. Agora cruzamos um pequeno Ribeiro e pouco depois estávamos na margem do Rio Ferreira, local que convida a uma pausa para contemplação e relaxamento ao som da água.



Seguimos o caminho ao logo da margem do rio, sempre com a Serra de Pias na margem esquerda e a Serra de Santa Justa erguendo-se na margem direita. Atravessamos o rio pela Ponte de Couce, subimos a rua calcetada e pouco depois entramos no casario de Couce, povoado de origens remotas, composto essencialmente por casas em xisto onde se mantem vivas as tradições como a agricultura, a pastorícia e a apicultura. Couce foi alvo de requalificação, destacando-se o empedramento dos caminhos interiores da aldeia e a colocação de iluminação publica.



Terminamos o trilho junto à aldeia, na Rua de Couce, onde encontramos, na berma da estrada, um estacionamento para meia dúzia de carros.

Para os mais arrojados aconselha-se continuar a caminhada pelo Corredor Ecológico, ao longo da margem direita do rio, até intersetar o Trilho do Castelo, aí seguir por esse até voltar a intersetar o Corredor Ecológico na margem esquerda do rio Ferreira. Por fim, na Ponte de Couce, seguir o Trilho de Pias, no sentido inverso até à EN209-1, e assim tornar o percurso em laço. Ver trilha do percurso proposto: Trilho de Pias e Trilho do Castelo.


FICHA TÉCNICA
Realização: 20 março de 2021
Percurso Linear: EN209-1 (Serra de Pias) - Aldeia de Couce
Distancia: 3,1 km (Ida e volta 6,2 km)
Duração: 1h10min
Tempo em movimento: 0h44min
Tempo parado: 0h26min
Movimento médio: 4,3km/h
Acumulado positivo: 60m
Acumulado negativo: 232m



TRILHOS JÁ REALIZADOS NO PARQUE DAS SERRAS DO PORTO

MUNICÍPIO DE GONDOMAR
TRILHO DA SERRA DO CASTIÇAL
TRILHO DO VOLFRÂMIO - SERRA DAS FLORES
TRILHO DA CARQUEJA - SERRA DAS BANJAS
TRILHO DE BELÓI - ALTO DA PENECA

MUNICÍPIO DE PAREDES
TRILHO HISTÓRICO - SERRA DE SANTA IRIA
TRILHO DO VALE DO TORNO - SERRA DO CASTIÇAL
TRILHO DA RIBEIRA DE SANTA COMBA
TRILHO DE ALVRE
TRILHO DOS MOINHOS
TRILHO DE PIAS E CASTIÇAL
TRILHO DO MEL E DO OURO ROMANO
TRILHO DAS ALDEIAS
TRILHO DO VALE DE AGUIAR

MUNICÍPIO DE VALONGO
TRILHO DOS ROMANOS
TRILHO PORTO À VISTA
TRILHO DA RIBEIRA DE SILVEIRINHOS
TRILHO DO CASTELO
TRILHO DE PIAS
CORREDOR ECOLÓGICO





Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes
Точка шляху

MARCO GEODÉSICO PIAS

Точка шляху

INICIO/FIM (EN209-1 SERRA DE PIAS)

Точка шляху

RIBEIRO

Точка шляху

RIO FERREIRA

Точка шляху

PONTE DE COUCE

Точка шляху

ALDEIA DE COUCE

Точка шляху

FIM/INICIO (ESTACIONAMENTO COUCE)

2 коментарів

  • Fernanda Pacheco 1 28 бер. 2021

    I have followed this trail  View more

    Trilho linear e curto onde o principal interesse está no final do percurso, margem do rio e aldeia de Couce. Aconselho continuar pelo corredor ecológico e fazer também o trilho do castelo.

  • Фото Caminhantes

    Caminhantes 11 квіт. 2021

    Olá Fernanda! Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações.

You can or this trail