Час  7 годин 29 хвилин

Координати 1720

Uploaded 30 серпня 2018

Recorded серпня 2018

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
1 389 m
860 m
0
2,4
4,8
9,58 km

Переглянуто 5074 раз(и), завантажено 95 раз(и)

біля Vila Paraíso, Minas Gerais (Brazil)

POR FAVOR, LEIA A DESCRIÇÃO

Travessia pela região leste e centro-sul de Belo Horizonte, saindo do Hospital da Baleia e finalizando na portaria do Parque da Serra do Curral, no bairro Mangabeiras.

COMO CHEGAR:

O início do tracklog é no final da Rua Juramento, já bem próximo do prédio do Hospital da Baleia. Para chegar até o local, recomendo utilizar a ferramenta "Get driving directions to this location" (Como chegar pela estrada a este local) disponível no próprio Wikiloc, na coluna à direita.
Para quem utiliza o metrô, pode ir caminhando desde a Estação do Santa Tereza. Outra opção é a linha de ônibus 9201, que para dentro do Hospital. Outro ponto de referência na região é o Cemitério da Saudade.

A TRILHA:
Do ponto inicial, seguimos pelas ruas à esquerda, indo em direção ao Grupo de Escoteiros que existe próximo ao Hospital. De lá continuamos a subir pelo asfalto, indo em direção ao Setor de Ortopedia do Hospital, segundo indicação do Google Maps. Durante os dias de semana há um ônibus que sobe até esse espaço. Durante os finais de semana e feriados o portão que existe de frente aos Escoteiros pode estar fechado, mas existe uma passagem lateral para pedestre.

Segue-se em ligeiro aclive pelo asfalto até próximo ao prédio. Chegando ao portão, é possível visualizar uma estradinha de terra à esquerda (que praticamente volta) e uma trilha suja que sobe por um barranco. Para cortar caminho seguimos por essa trilha suja, ao invés de fazer todo o contorno pela estradinha. Próximo à caixa d'água, mantemos à direita, para depois tomar uma trilha suja e discreta à esquerda, interceptando o caminho principal adiante.

Por uma trilha ampla e com algumas valas seguimos em aclive moderado, no rumo sul. Adiante, em uma bifurcação da trilha, tomamos um caminho mais estreito à direita, contornando o morrote a nossa frente. Esse caminho é o chamado "desvio da mineração", extremamente recomendado para que se evite aborrecimentos ao passar na área minerada.

Em ligeiro declive mergulhamos até o fundo do vale, para depois iniciar uma subida acentuada. No fundo do vale existem algumas bifurcações, com alguns caminhos mais sujos que outros. Depois de vencer a vertente, chega-se a uma trilha ampla, que adiante dá acesso a uma estradinha calçada. O trecho pela estradinha é relativamente curto, mais a frente tomamos um atalho à esquerda em direção ao Pico Belo Horizonte. A subida é muito acentuada e bem cascalhada, demandando atenção. Depois de se aproximar das antenas, basta uma pequena escalaminhada para chegar ao pico, ponto mais alto da capital.

Do pico, retornamos pelo mesmo caminho da ida até a bifurcação existente logo abaixo. Passamos por trás das antenas e seguimos pelo calçamento mais adiante. Na terceira curva, deixamos a estradinha em favor de uma trilha que desce pela mata. Rapidamente chegamos a uma grande erosão, então deixamos a trilha consolidada para atalhar por dentro da vala até o pé da encosta.

Na parte baixa a trilha dá uma guinada para oeste e passa a seguir margeando a encosta, num trecho de trilha suja e discreta. Mais a frente a trilha se embrenha numa matinha com vários pinheiros, onde seguimos por um leve pisoteio. Não há trilha consolidada neste trecho. Adiante desembocamos numa calha de escoamento e, logo depois, na estradinha interna da mineração.

Este trecho pela estradinha tem aproximadamente 400 metros. Se não houver atividade no local, é bem provável que seja possível cruzar com tranquilidade. Havendo pessoas trabalhando, corre-se o risco de ser barrado. Seguimos pela estradinha até encontrar a encontrar a saída para uma trilha discreta, que intercepta mais a frente a trilha principal que vem do Parque das Mangabeiras.

A trilha principal foi "reformada" e conta com alguns corrimãos que ajudam a subir e degraus para retardar o processo erosivo. Depois de uma subida acentuada, chega-se ao primeiro de uma série de mirantes estruturados no topo da Serra do Curral. A caminhada segue pela cumeada da serra, com visão para BH, Nova Lima, Gandarela e região. A trilha está bem demarcada e não possui muitos obstáculos.

Depois de passar por 5 mirantes estruturados, a trilha passa por trás da estação Centelha 2 (desativada), da Polícia Militar e passa a seguir por uma estradinha até uma construção do Parque da Serra do Curral. De lá segue-se pela passarela metálica até iniciar uma descida moderada pela encosta da serra, que desemboca numa estradinha interna do Parque. Depois basta seguir pela estradinha até a portaria, onde o tracklog foi finalizado.

Para tomar um ônibus ou táxi lotação para o centro da cidade, siga pela Avenida José do Patrocínio Pontes até as proximidades da Praça do Papa.

OBSERVAÇÕES:
- Trilha de dificuldade moderada, em virtude dos aclives e declives acentuados e trechos irregulares.

- Não há disponibilidade de água ao longo da rota, leve o suficiente para toda a travessia. Na cumeada da Serra do Curral, existe a possibilidade de coletar água se o sistema de irrigação estiver funcionando.

- Sinal de celular em boa parte do caminho.

- O trecho pela cumeada da Serra do Curral está inserido no parque homônimo e a visitação neste trecho está suspensa por conta de uma obra da mineradora. Existe a possibilidade de ser abordado pelos seguranças do Parque na parte final do trajeto e de escutar uma longa história sobre os perigos da trilha. Uma opção é tomar saídas alternativas, seguindo para o lado da mineração ou pelas trilhas que não passam pela portaria.

- A maior parte da trilha é por áreas expostas ao tempo, use chapéu e protetor solar!
Точка шляху

Trilha à esquerda

Точка шляху

Trilha discreta à esquerda

Точка шляху

Direita para atalho

Точка шляху

Esquerda

Точка шляху

Direita

Точка шляху

Trilha ampla

Точка шляху

Estradinha

Точка шляху

Esquerda atalho Pico

Точка шляху

Bifurcação

Точка шляху

Pico BH

Точка шляху

Calçamento

Точка шляху

Saída da estradinha/trilha discreta

Точка шляху

Descer pela erosão à direita

Точка шляху

Estradinha/Área mineração

Точка шляху

Trilha adiante

Точка шляху

Entroncamento com trilha Mangabeiras

Точка шляху

Mirante 1

Точка шляху

Mirante 2

Точка шляху

Descida pelas rochas

Точка шляху

Mirante 3

Точка шляху

Mirante 4

Точка шляху

Mirante 5

Точка шляху

Estação Centelha 2

Точка шляху

Passarela

Точка шляху

Direita estradinha

Точка шляху

Portaria Parque Serra do Curral

Точка шляху

Início da caminhada

Baleia (Bairro de Belo Horizonte)
Точка шляху

Trilha principal

2 коментарів

  • Фото VC Trilhas

    VC Trilhas 2 січ. 2021

    Olá Hélio. Moramos em BH e iremos fazer essa travessia em breve. Você tem informações mais recentes de como estão as condições das trilhas do local. Forte abraço e obrigado pelas trilhas compartilhadas aqui no Wikiloc!

  • Фото Halley84

    Halley84 11 січ. 2021

    I have followed this trail  перевірено  View more

    Trekking interessante.Achei dinâmica o trekking. Hora você está em uma estrada pavimentada, hora você está embrenhado no meio da vegetação É válido dizer para quem desejar fazer este percurso que existem muitas subidas acentuadas de terreno pedregoso e irregular. É necessário bastante cautela e esforço físico para as subidas. Eu passei por duas fontes de água uma no início e outra no final. A água é corrente porém não saberia dizer se é própria para o consumo. Salvo estes lugares, não existe acesso a água no percurso.Eu particularmente tive um pouco de dificuldade de permanecer na trilha várias vezes devido a pouca visibilidade no solo indicando um caminho.Feitas as ressalvas curti realizar o trajeto. Vista deslumbrante de BH.

You can or this trail