Час  один день 8 годин 51 хвилин

Координати 4792

Uploaded 10 червня 2019

Recorded червня 2019

-
-
1 462 m
877 m
0
8,1
16
32,44 km

Переглянуто 129 раз(и), завантажено 11 раз(и)

біля Benfica, Minas Gerais (Brazil)

Travessia realizada em dois dias, com pernoite no alto da Cachoeira da Lagoa Dourada (das Fadas).

LOGÍSTICA:
A logística utilizada para esta travessia foi uma van rateada pelo grupo. Para realizar de forma autônoma, no entanto, o caminhante tem algumas opções, partindo de BH.
Na ida:
1. ônibus da Viação Saritur ou Serro, com destino a Serra do Cipó. Desembarcar no acesso para São José da Serra ou mais adiante, na entrada para a localidade de Lapinha/João Congo (neste caso a parte inicial da trilha é diferente, devendo seguir pela estrada até o acesso para Pindaíba).Desembarcando no acesso a São José da Serra, é preciso seguir pela estrada de terra até o ponto inicial da trilha.
2. ônibus para Jaboticatubas ou Serra do Cipó, de lá pegar o coletivo rural que passa na povoado de São José da Serra. Neste caso os horários, que são escassos, devem ser confirmados.
Na volta:
1. coletivo rural de Altamira a Nova União, o último horário costuma ser 17:00. Cheque essa informação antes da caminhada. Ônibus do DER de Nova União a BH, com desembarque na terminal São Gabriel.

A TRILHA:
1º dia: São José da Serra x Lagoa Dourada

Após cruzar a cancela, a caminhada tem início por uma estradinha de terra precária, cruzando um trecho de cerrado em ligeiro aclive. Seguimos direto pela estradinha, ignorando as saídas existentes, tanto para a esquerda como para a direita. Depois de alcançar o topo vamos avançando em ligeiro declive por um trecho de campos rupestres até chega a bifurcação que dá acesso à Pindaíba. Fomos primeiro ao poço superior do Córrego Lapinha, também chamado de Poço Verde. No retorno passamos no poço da Pindaíba, local muito interessante e que destoa dos ambientes típicos do Espinhaço.

Na saída da Pindaíba retornamos pelo mesmo caminho até a bifurcação sinalizada no tracklog, onde tomamos à esquerda e logo interceptamos a trilha de quem sobe direto para a Lagoa Dourada. A subida começa suave, mas a medida que ganhamos terreno vai ficando mais íngreme, com muito cascalho solto em alguns trechos.

Da Pindaíba até o topo da Serra da Caetana o desnível é de aproximadamente 360m em pouco mais de 4km. Após cruzar a porteira no topo da serra, em vez de seguir o caminho tradicional para o Rio Jabuticatubas, tomamos uma trilha mais discreta à esquerda e fomos descendo rumo ao vale do Ribeirão das Areias. Adiante interceptamos uma trilha mais consolidada, que liga a Lagoa Dourada à sede do Parque Nacional da Serra do Cipó.

A descida é moderada e repleta de cascalhos soltos até o ponto em que saímos da trilha principal e tomamos um caminho bem discreto à direita, chegando ao leito do Ribeirão das Areias. Ainda no leito do ribeirão, um pouco mais abaixo, as águas adentram uma "gruta", uma cavidade sob a rocha por onde as águas continuam a correr.

Depois de explorar um pouco a entrada do sumidouro, retornamos a trilha principal e subimos por ela direto até interceptar o caminho tradicional para a Lagoa Dourada. Por este seguimos até o topo da cachoeira da Lagoa Dourada (ou Fadas), local do nosso primeiro pernoite.

Acampamos em uma área mais afastada da cachoeira, porém próxima ao Rio Jabuticatubas. Local é relativamente plano e comporta várias barracas, com algumas árvores que podem servir de abrigo para o vento noturno.

2º dia: Lagoa Dourada x Altamira

Saindo da área de acampamento, cruzamos o Rio Jabuticatubas e seguimos para o sul, rumo ao fim do vale da Lagoa Dourada, onde o rio despenca pela serra. Este trecho possui fácil orientação, porém há um sem-número de trilhas paralelas e divergentes, devido ao trânsito de gado na região.

Próximo ao "fim" do vale é preciso cruzar o Rio Jabuticatubas, em um trecho raso e repleto de pedras, para iniciar a subida da serra até o divisor de águas. A subida é pesada em alguns pontos e também com muito cascalho solto. O ganho de elevação é superior aos 220 metros em pouco mais de 1,2km de caminhada.

Após cruzar, novamente, o Rio Jabuticatubas, a subida estabiliza e passa a seguir por uma trilha mais discreta, que logo some em meio aos afloramentos rochosos. Seguimos alguns totens e fomos derivando para sudeste, até encontrarmos uma trilha consolidada numa parte superior do terreno. Atravessamos o divisor de águas Jabuticatubas/Rio Preto, já com a vista do vale onde estão as localidades de Mutuca e Altamira.

Agora a trilha segue em declive moderado, com muito cascalho, até chegar ao córrego que forma a Cachoeira Alta. Antes de atravessar o córrego, porém, tomamos uma trilha discreta à esquerda. Logo chegamos ao leito do córrego, onde há um poço interessante para banho. Cruzando o córrego, uma trilha segue do outro lado e leva até o topo da cachoeira.

Na retomada da caminhada, seguimos por uma trilha discreta na margem oposta a qual chegamos ao córrego, interceptando a trilha principal mais a frente. A trilha segue no rumo sul, porém é preciso ter atenção com as diversas bifurcações do trecho, principalmente nas proximidades da Cachoeira do Marimbondo.

Seguimos pelo alto da serra da Lagoa Dourada, cruzando vários tributários do Rio Preto, que passa no fundo do vale, a leste. Ignoramos uma saída à esquerda, que leva ao fim tradicional desta travessia, para continuar no alto da serra. Seguimos por uma trilha bem consolidada até passar por uma porteirinha de metal.

Neste ponto deixamos a cargueira e fizemos um ataque ao Cruzeiro de Altamira, seguindo por uma trilha discreta e suja em alguns pontos. No retorno pegamos as cargueiras e continuamos pela trilha mais consolidada, que, mais a frente, embrenha numa mata e começa a descer a serra.

Após uma descida pesada, porém curta, saímos em uma estradinha local, de onde continuamos descendo rumo a Altamira. Tomamos um atalho à esquerda e seguimos cruzando os cultivos de banana da região até sair em um rua do povoado de Altamira, a poucos minutos da igreja.

OBSERVAÇÕES:
- Trilha de dificuldade entre baixa e moderada, os principais desafios são as subidas e descidas íngremes, com alguns trechos repletos de cascalho. Caminhada indicada para pessoas que estão iniciando as caminhadas mais longas.
- O trajeto pode ser bem reduzido, evitando a passagem na Pindaíba, Ribeirão das Areias e Cruzeiro de Altamira. Também há a opção de finalizar a travessia no caminho "tradicional", o que também encurta a caminhada.
- A parte final da caminhada, após a saída do Vale da Lagoa Dourada, possui diversas trilhas que levam para os mais diversos lugares. Atenção na navegação.
- O acampamento foi "precoce", no alto da cachoeira da Lagoa Dourada, tornando o segundo dia mais longo, com aprox. 20km.
- Embora cruze propriedades particulares, esta travessia não carece de autorização prévia, tampouco é necessário pagar qualquer taxa para realizá-la.
- Boa disponibilidade de água na rota, mesmo na estiagem. Programando os pontos de parada, sugiro uma autonomia de 1L por pessoa;
- A caminhada é bem exposta, de forma que chapéu e protetor solar são itens obrigatórios!
- Sinal de celular inconstante no topo da Serra da Lagoa Dourada (VIVO) e no Cruzeiro de Altamira (todas as operadoras, exceto TIM). Em Altamira funcionam as operadores CLARO e OI.
- Rotas de fuga: retorno para São José da Serra até a saída do vale da Lagoa Dourada. Depois de cruzar o divisor de águas a saída mais óbvia é no sentido de Altamira. É possível descer da serra para as proximidades do EcoResort de Altamira, Cachoeira do Marimbondo e pela trilha tradicional. No entanto, qualquer seja a rota de fuga adotada, será preciso caminhar por alguns quilômetros por estradinhas de terra com pouquíssimo movimento. Os locais com maior infraestrutura estão distantes.
- Não é uma travessia recomendada para ser feita sob chuva, por conta dos diversos regos d'água que é preciso cruzar na Serra da Lagoa Dourada. Em caso de enchente, a travessia do Rio Jabuticatubas tornar-se-á complicada.
Річка

Rio Jabuticatubas

Річка

Nascente - atoleiro

Річка

Água e Cerca

Waypoint

Afluente Jabuticatubas

Річка

Afluente Jabuticatubas 2

Waypoint

Afluente Jabuticatubas 3

Річка

Atravessar rio Jabuticatubas

Waypoint

Cerca velha

Річка

Rio Jabuticatubas 2

Waypoint

Encontro trilha

Перехрестя

Direita

Waypoint

Trifurcação

Escolher os dois caminhos da direita
Річка

Afluente Rio Preto

panorama

Topo Cachoeira Alta

Waypoint

Encontro trilha principal

Waypoint

Esquerda

Waypoint

Direita

panorama

Mirante Cânion

Річка

Porteira e água

Waypoint

Afluente Rio Preto 3

Waypoint

Afluente Rio Preto 4

Waypoint

Porteira

Waypoint

Córrego Fazenda Velha

Waypoint

Afluente Rio Preto 5

Річка

Córrego Maria Nazária

Річка

Afluente Rio Preto 6

Waypoint

Bifurcação - Porteira e água

panorama

Cruzeiro Altamira

Waypoint

Entrada mata - descida forte

Перехрестя

Estradinha - esquerda

Перехрестя

Esquerda para atalho

Waypoint

Altamira - Fim

Waypoint

Cancela - Início

Waypoint

Esquerda - Pindaíba

Waypoint

Bifurcação - esquerda na volta

Waypoint

Direita - Pindaíba

Перехрестя

Bifurcação

Річка

Poço - Córrego Lapinha

Річка

Pindaíba

Waypoint

Tronqueira

Waypoint

Porteira - Fim subida

Trilha à esquerda para Areias
Waypoint

Encontro trilha PNSC

Waypoint

Direita

Печери

Sumidouro Ribeirão das Areias

Waypoint

Entroncamento trilha Lagoa Dourada

Річка

Afluente - água pouca

Водоспад

Cachoeira Lagoa Dourada

табір

Acampamento

Річка

Afluente Rio Preto 2

Коментарі

    You can or this trail