Moving time  одна година 52 хвилин

Час  5 годин 48 хвилин

Координати 905

Uploaded 9 травня 2019

Recorded квітня 2019

-
-
1 249 m
905 m
0
1,2
2,5
4,96 km

Переглянуто 53 раз(и), завантажено 4 раз(и)

біля São Gabriel de Goiás, Goiás (Brazil)

Último dia da travessia. Partimos do local de encerramento do dia anterior e fomos caminhando por rastros até a crista da serra que segue até o precipício do Canion da Cachoeira da Água Fria. No alto da crista, percebe-se muitos rastros de antigas trilhas, e em alguns momentos até sinais (pedras empilhadas em equilíbrio) antigos. Antes de chegar na beira do Canion, quebramos a esquerda numa pirambeira que desce em direção à um córrego, que desemboca dentro do Canion. Descobrimos nele uma sequência de 3 cachoeiras, uma delas de uns 10 metros de altura. Elas terminavam em uma grande fenda, com uma cachoeira de uns 30 metros de altura. Pra descer ali só canionistas com equipamentos adequados. Foi uma descoberta fantástica. Local magnífico.

Após atacamos o topo da primeira cachoeira e seguimos em direção ao alto do Canion da Água Fria, onde tem mirantes espetaculares e uma espécie de cadeia de cânions menores antes da Cachoeira principal. A água estava barrenta e correnteza forte, não foi possível banhar nas diversas cachoeiras e cataratas que tem ali pelo topo. O topo do canion, num raio de 3 km, tem pelos menos uns 10 atrativos naturais, todos grandiosos.

Na saída do topo do canion até a Fazenda, tivemos problemas de avanço na trilha, porque a mata era densa e tivemos de atravessar o córrego em forte correnteza diversas vezes. Chegamos em uma floresta de babaçu, onde avançamos tão lentamente que fomos obrigados a dormir mais uma noite na região. No dia seguinte, demoramos umas 4 horas pra chegar ao ponto final, num trajeto de mais ou menos 3 km. De tão densa a mata e forte a correnteza.

O vale do topo do canion, é um dos lugares mais ricos em minas d'água que já conheci. Água potável não é um problema.

Esse foi sem dúvida o dia mais lindo da travessia, pelos mirantes e pela magnitude das formações geológica e hidrográfica.

A travessia foi vitoriosa. Mas ainda há muito por fazer, principalmente pra fugir da rota dos estradões das lavouras e aproveitar mais o cerrado. Além de adaptar a travessia para 4 dias e terminar em outro ponto, de preferência o Aqua Park Portal Chapada. Esta foi uma primeira experiência de reconhecimento do trajeto. Outras virão.
фото

Cerca, início terceiro dia

фото

Mirante Vale do Paranã

фото

Pirambeira Rumo ao Canion

фото

Corredeirinha D'água

фото

Cachoeiras que desembocam numa garganta rumo ao poço do Água Fria (Canion Animal)

фото

Fenda Imensa com Cachoeira - Desemboca no Água Fria

фото

Mirante cachoeiras no paredão à frente

фото

Mirante Corredeiras topo Água Fria

фото

Corredeiras Água Fria

1 comment

  • Фото felipefsr2

    felipefsr2 15 вер. 2019

    Fala Matheus, curti muito essas trilhas que vc faz. Já fui na água fria duas vezes e queria saber se vc pode me ensinar a chegar pelo alto da queda. Se possivel, podemos falar pelo ZAP 98666-5483 gratidao! Abraço

You can or this trail