-
-
55 m
-11 m
0
26
52
103,41 km

Переглянуто 2177 раз(и), завантажено 92 раз(и)

біля  Barreirinhas, Maranhão (Brazil)

Travessia integralmente a pé dos Grandes Lençóis Maranhenses, iniciando no centro de Barreirinhas e terminando no centro de Santo Amaro do Maranhão. Não contratamos guia, tampouco levamos barraca, isolante ou saco de dormir. Fizemos o percurso em 4 dias, pernoitando em Canto do Atins, Baixa Grande e Queimada dos Britos. Ao total, segundo os dados do GPS, foram 109km e 3600m de desnível positivo (acumulado na subida das dunas), percorridos em 30 horas de caminhada.
Em tempo: não recomendo a ninguém tentar esta travessia sem guia.

5 коментарів

  • Фото Moisés Lima

    Moisés Lima 22 лип. 2016

    Muito legal, imagino a grande experiência que é fazer essa travessia caminhando, já fiz de carro. Você conhece bem o local para ir sem guia ? Um abraço !

  • Фото Marcelo Vieira

    Marcelo Vieira 23 лип. 2016

    Foi mesmo, Moisés. Às vezes seguíamos pelas cristas das dunas, às vezes atravessávamos as lagoas com água pela cintura.
    Foi nossa primeira vez na região, nos orientamos pelo Sol, pelo vento e pelos pontos marcados sobre a imagem de satélite, e assim encontramos as casas escondidas dentro dos oásis. Tenho vontade de voltar lá pra chegar até Travosa.

  • Фото joao.assis.castro

    joao.assis.castro 13 трав. 2018

    Boa tarde. Estou indo agora em junho e não tenho como pagar o guia, pelo Wikiloc fica mais fácil os deslocamentos dos pontos?

  • Фото Rosiane

    Rosiane 17 лип. 2018

    Olá, vocês fizeram a travessia utilizando o Wikiloc? Deu tudo certo?

  • Фото Marcelo Vieira

    Marcelo Vieira 17 лип. 2018

    Olá Rosiane. Não utilizamos o Wikiloc, visto que as dunas, assim como as lagoas, são móveis. Então o tracklog de uma época não serviria para outra. O que fizemos foi marcar via satélite a localização exata das casas dentro dos oásis (Queimada dos Paula e dos Brito), e depois lançar as coordenadas pra dentro do GPS (utilizamos um garmim 60 Csx).
    Não é muito simples localizar as construções dentro dos oásis, visto que os telhados ficam escondidos pela vegetação. Outra coisa que foi novidade é a navegação pelas dunas. Pode não parecer, mas caminhar sem referência visual foi estranho e divertido no começo, depois você se acostuma.
    Em resumo, tracklog é apenas pra dar uma ideia, a navegação pelas dunas e pelos oásis tem de ser feita com base em sua própria experiência. Não aconselho ir sem quia se não a tiver.
    Abraço!!!

You can or this trail