Скачати

Координати

8 липня 2021 р.

липня 2021

біля Pena, Coimbra (Portugal)

Percurso de pequena rota que tem início na Aldeia do Xisto de Aigra Velha, trilho circular e com variante (PR9.1) que resolvemos utilizar, tendo em conta que já tínhamos realizado no dia anterior o PR1 - Rota das Tradições do Xisto, que tem em comum o traçado desde a aldeia de Pena até Aigra Velha e também já tínhamos percorrido a parte mais interessante do troço de Pena para Povorais.
Esta variante não merece ficar para segundo plano porque, na nossa modesta opinião, passa por uma das zonas mais naturais (vegetação autóctone) e bonitas destas aldeias de xisto do concelho de Góis, em especial na descida para a ribeira de Pena onde os castanheiros e aveleiras estão presentes e a vegetação ribeirinha perto da ribeira é composta de azereiros e azevinhos.
Desta vez não vimos veados, mas os vestígios da passagem destes animais eram visíveis nas zonas húmidas do estradão do Parque Florestal da Oitava.
Двері

Парк

Parque de Merendas

Фауна

Pegadas de Ungulados (Veados)

Ріка

Porto da Carvalha

Povorais

Перехрестя

Derivação (PR9.1)

Точка шляху

Descida para o 'Vale Encantado', assim o achamos.