Moving time  одна година 36 хвилин

Час  одна година 49 хвилин

Координати 1272

Uploaded 14 липня 2019

Recorded липня 2019

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
320 m
210 m
0
1,8
3,6
7,25 km

Переглянуто 462 раз(и), завантажено 31 раз(и)

біля Vale de Cameiro, Viseu (Portugal)

Este pequeno PR do Município de Mortágua, com cerca de 8 km, muito conhecido, é excelente para dias de sol e calor, pois desenvolve-se ao longo da Ribeira de Paredes, sempre com bastante sombra e fresco, passa pela aldeia de Paredes e termina junto às quedas de água.
O único senão é que o mesmo é linear, no entanto existe solução de forma a que o percurso seja circular, e foi o que fizemos, fomos pela Ribeira e o regresso foi efetuado pela estrada com passagem pela aldeia de Laceiras.
Iniciamos junto à Ponte de Laceiras, na estrada em alcatrão e rapidamente estamos junto à Ribeira de Laceiras, sempre junto à Ribeira, passamos pelo Parque de Merendas e pelos antigos moinhos, alguns recuperados, esta parte do troço é de fácil progressão até deixarmos a Ribeira e entrar na aldeia de Laceiras, aqui seguimos pelo centro da aldeia e na saída da aldeia viramos à direita e entramos novamente em zona de bastante sombra.
Ao chegarmos ao cruzamento, onde se encontram as placas identificativas, existem duas alternativas para chegar às quedas de água, antes da ponte viramos à e vamos sempre junto à Ribeira, o que em dias de Inverno ou de muita chuva pode ser perigoso porque se passa a Ribeira de um lado para o outro, ou passamos a ponte e seguimos pelo estradão florestal, caminho largo e sem dificuldade que nos leva também às quedas de água, nós optamos por subir pela Ribeira e no regresso pelo estradão.
A subida pela Ribeira é espetacular, com pequenas quedas de água ao longo do trilho e por vezes de pedra em pedra lá chegamos às famosas quedas de água, aqui existe passadiço para subirmos até à grande cascata, no fundo existe um bom poço de água onde se pode ir a banhos.
Após as fotos da praxe era hora de regressar, agora e como já disse, viemos pelo estradão, sempre a descer até chegar à estrada em alcatrão, entramos na estrada passamos pela aldeia de Laceiras e rapidamente chegamos ao local do inicio e onde se encontra placa identificativa deste PR1 de Mortágua.
Atenção que o trilho é fácil, mas em dias de chuva é preciso ter muita atenção na zona da Ribeira pois é bastante escorregadio.
Quanto à sinalização está muito bem sinalizado e mesmo sem GPS não têm qualquer problema.
Фотографія

Foto

Фотографія

Foto

Фотографія

Foto

Фотографія

Foto

Фотографія

Foto

Фотографія

Foto

Фотографія

Foto

Фотографія

Foto

Фотографія

Foto

Фотографія

Foto

Фотографія

Foto

Фотографія

Foto

Фотографія

Foto

Фотографія

Foto

Фотографія

Foto

Фотографія

Foto

2 коментарів

  • Фото Os Pés do Caminho

    Os Pés do Caminho 12 трав. 2020

    I have followed this trail  перевірено  View more

    Dos menos conhecidos e mais belos trilhos de Portugal. Mágnífico!! Absolutamente recomendável!!!
    O trecho inicial até às Paredes é muito fácil. O trecho intermédio um pouco mais técnico. O trecho final, a partir do cruzamento que permite escolher seguir o rio ou pelo estradão, é muito bom mas intransitável se a ribeira das Paredes estiver demasiado cheia. Obrigado ao Carlos pinto pela recomendação de fazer o percurso em circular.

  • Фото CarlosPinto

    CarlosPinto 12 трав. 2020

    É pena o percurso oficial ser linear, uma opção circular é sempre mais interessante. Mas concordo, dos bons percursos desta região. Boas caminhadas.

You can or this trail