Час  4 годин 23 хвилин

Recorded березня 2017

2,4
4,9

біля Fajão, Coimbra (Portugal)

Percurso circular (sentido anti-horário) com início no parque de estacionamento sobranceiro ao largo da Igreja matriz de Fajão.

Logo aqui fizemos um amigo de quatro patas, a que chamamos “Zé Cão” e que voluntariamente nos acompanhou por grande parte da caminhada.

Este interessante e bonito percurso procura fazer a ligação dos PR1 e PR2 (Caminhos do Xisto do Fajão), com a particularidade de termos optado por seguir o rio Ceira até à Ponte de Cartamil pelo caminho da Grande Rota (GR21.1), mais por culpa do nosso amigo “Zé Cão”, ao invés de atravessarmos o Ceira pelo pontão assinalado no trilho oficial.

Este pequeno desvio, apesar de não atravessar o Ceira de forma tão radical, tem os seus pontos de interesse, pelo que se justifica andar mais umas centenas de metros.

Pontos a destacar:
- A aldeia de Xisto de Fajão;
- O Vale do Rio Ceira, as levadas e o trilho que bordeja o rio com os penedos de Fajão em pano de fundo (espectacular);
- Os arcos da Ponte de Cartamil (construção antiga) e a casa dos bonecos;
- A antiga Calçada das Voltinhas que nos leva a percorrer em balcão a encosta escarpada sobre o vale, obtendo-se de aqui belas vistas sobre o rio Ceira;
- Os caminhos estreitos que evoluem entre arvoredo (carvalhos, medronheiros, urzes) pela escarpa por entre grandes blocos de quartzito;
- Os Penedos de Penalva (ponto mais alto do percurso), de onde se obtém uma bela vista sobre a Serra do Açor e aldeia do Fajão.

"O nosso simpático companheiro de quatro patas acompanhou-nos neste percurso durante 6,7 km, tendo-se despedido na junção dos PR1 e PR2, antes de iniciarmos a subida dos penedos, descendo em direção à aldeia de Fajão pela derivação do PR1, isto depois de se ter banqueteado com a refeição bem merecida"
Двері

Озеро

Piscinas fluviais

Міст

Ponte do Cartamil e casa dos bonecos