Час  8 годин 16 хвилин

Координати 5622

Uploaded 24 березня 2019

Recorded березня 2019

-
-
205 m
31 m
0
6,0
12
24,15 km

Переглянуто 124 раз(и), завантажено 2 раз(и)

біля  Ota, Lisboa (Portugal)

Percurso circular, inicia no largo da igreja matriz da freguesia da Ota (Alenquer, Lisboa), atravessa o rio e vai até ao Cabeço do Pardal, um cume em plena serra da Ota onde se encontra uma torre de vigia que nos oferece uma primeira panorâmica geral da região. Depois damos meia volta e vamos ao encontro do rio e do canhão cársico, uma zona de elevado interesse biológico/geológico que é a principal razão de ser deste itinerário. Aqui a progressão é lenta, nalguns troços caminhamos literalmente sobre o leito da linha de água e não temos trilho; visitamos uma pequena gruta e atravessamos cascalheiras de elevado declive. (Note-se que estamos também condicionados pelas condições meteorológicas: períodos de maior caudal do rio podem inviabilizar estes trechos.)

Após a aventura no rio, saímos da serra e seguimos por caminhos rurais/florestais até Atouguia das Cabras, uma aldeia aprazível onde se poderá fazer uma pausa para repor energias. Antes de rumarmos para a charneca, na direcção nordeste, seguimos novamente para a serra (desta feita a de Atouguia), mas fomos aqui surpreendidos por um obstáculo: uma vedação de construção recente, debruada com arame farpado, delimitando a pedreira da Secil que existe neste local e ocupa grande parte do monte. Nós transpusemos esta barreira, mas o mais sensato será evitar o escolho e contornar a serra, seguindo logo para nordeste à saída da aldeia -- ver aqui uma sugestão de percurso alternativo.

O trajecto segue então para a charneca, rumo ao Monte Redondo (212m, ponto mais elevado do percurso), uma pequena colina (mamelão) arredondada que se destaca na planura circundante. Antes e depois deste marco, passamos também por duas lagoas artificiais, tomando então finalmente a direcção de regresso ao ponto de partida.
Encontrámos este obstáculo neste ponto. Toda a área da pedreira encontra-se agora cercada por esta vedação.

Коментарі

    You can or this trail