Час  2 годин 40 хвилин

Recorded вересня 2016

2,4
4,9

біля Riacho Fundo, Minas Gerais (Brazil)

Tracklog de acesso à Cachoeira Bicame, nos arredores de Lapinha da Serra. O ponto inicial é acessível por qualquer tipo de veículo em qualquer época do ano. Lembre-se: o acesso é LIMITADO a 30 pessoas por dia.

COMO CHEGAR:
O vilarejo de Lapinha da Serra está a aproximadamente 140km de Belo Horizonte. Acesso principal é via Serra do Cipó, pela rodovia MG-010. Após a ponte estreita sobre o Rio Cipó entre à esquerda na primeira rotatória.
Até Santana do Riacho a rodovia é asfaltada, os 13km finais são em estrada de terra em condições medianas, trafegável por qualquer tipo de veículo. O ponto inicial do tracklog está a 5km do centro do povoado. Para quem faz um bate-volta, não é preciso ir até o povoado, basta seguir reto (manter esquerda) no "cotovelo", uma curva fechada na estrada de terra um pouco antes do povoado. O início é num local conhecido como pé de manga, a segunda porteira da estrada.

A TRILHA:
O ponto inicial é acessível com qualquer veículo, em qualquer época do ano. No período de máxima estiagem (agosto/outubro) o pequeno córrego após o pé de manga seca e é possível avançar com carro de passeio até a porteira da Fazenda Cachoeira, reduzindo 2km de caminhada. Mas, ATENÇÃO: há um aclive mais íngreme que exige alguma técnica para ser transposto por veículos 4x2. Veículos 4x4 e motos chegam a porteira em qualquer época do ano, sem dificuldade. (ATUALIZAÇÃO: em fevereiro/2017 a estradinha após o pé de manga estava bem ruim, não transitável por veículos 4x2. Até veículos 4x4 podem ter alguma dificuldade).

O trajeto até a Bicame segue parte da antiga estradinha Transamante, que fazia a ligação entre Santana do Riacho e Congonhas do Norte. Após a sede há uma bifurcação bem sinalizada e a trilha segue para a cachoeira sem chance de erro.

Existem placas e algumas intervenções pelo caminho. Embora seja uma trilha de extensão razoável para um bate-volta, praticamente não apresenta dificuldade para o caminhante. O ponto de maior dificuldade técnica é a subida até o topo da cachoeira, mas é opcional.

A subida até a parte alta da cachoeira tem início nos arredores do poço, por uma espécie de caminho de água. No caminho para o topo há ruínas de um bicame (calha por onde a água corre), que provavelmente deu nome ao local. Na parte alta do Rio das Pedras há dezenas de degraus e pequenas piscinas. O local é bem fácil de ser explorado, já que o rio é raso em grande parte.

Em feriados me parece que a procura pelo local é maior, então é importante começar a caminhada cedo para não ser barrado na sede. Durma em Lapinha da Serra na noite anterior, de preferência. Em finais de semanas normais o movimento é menor, então é tranquilo fazer um bate-volta a partir de Belo Horizonte.

CONSIDERAÇÕES:
> A Cachoeira Bicame encontra-se em uma RPPN (propriedade particular), sujeita às regras dos proprietários;

> Horário de visita: 8 às 17h. Entrada permitida até as 13 horas. Limite de 30 pessoas por dia. Entrada gratuita;

> Trilha 100% exposta ao tempo, protetor solar e chapéu são ítens obrigatórios!

> É possível fazer o trajeto de bike, classificaria o percurso como moderado, com alguns trechos de empurra-bike na volta;

> Único ponto de água pelo caminho fica próximo a portaria/casa do caseiro, onde também é possível fazer um pequeno lanche (vendem algumas coisas no local);

> No trecho de estradinha há diversos atalhos, assim o percurso fica algumas centenas de metros menor. Marquei apenas alguns no tracklog. O mais significativo fica no KM4,4. Ao invés de continuar pela estrada ou por um atalho que corta a curva, siga por trilha batida em direção a uma cerca contendo uma placa (visível desde a estrada, siga em direção ao ponto "Atalho"). Por este atalho o aclive é menor, o fim dele é nas proximidades da sede;

> Não há sinal de celular no trajeto;

> Há uma infraestrutura mínima na "portaria", com água e sanitários.

Cotovelo

Porteira

Інформація

Casa

Identificação dos visitantes. Limite de 30 pessoas. Banheiro, água e lanches.

Porteira

Bicame

Інформація

Trilha para parte alta

Subir por um caminho de água

Totem

Річка

Topo Bicame

Atalho

9 коментарів

• Фото Fernando Maciel Souto Maior

Fernando Maciel Souto Maior 7 лип. 2017

A Bicame é uma trilha que não perco de forma alguma. Tanto pela cachoeira em si, quanto pelas paisagens durante a trilha, quanto por partir e chegar em Lapinha da Serra, que eu gosto muito. Sempre volta em Lapinha e Bicame.

• Фото Gadetto

Gadetto 19 трав. 2018

Excelente descritivo, parabéns.

• Фото Irineia Caetano

Irineia Caetano 2 вер. 2018

I have followed this trail  перевірено  View more

A trilha esta bem descrita, consegui chegar na trilha sem problema, mas acho que o grau de dificuldade pode ser moderado ela distancia...

• Фото Hélio Jr

Hélio Jr 6 вер. 2018

Olá Irineia,
    que bom que não teve problemas!
    Realmente a trilha é um pouco comprida, mas oferece pouquíssima dificuldade técnica, que é o item avaliado pelo Wikiloc.
    Bons ventos!

• Фото Maicon Reis

Maicon Reis 9 січ. 2019

Show de bolaaaaa!

• Фото danieldct

danieldct 30 бер. 2019

Boa noite! Gostaria de levar uma criança de 5 anos. Acha conveniente ou não? Ela gosta de andar, até diverti, mas parece ser muito longa a caminhada ne

• Фото Hélio Jr

Hélio Jr 30 бер. 2019

Olá Daniel,
    a trilha é tranquila de uma forma geral, ainda que no trecho final tenha uma descida mais acentuada.
    O que você tem que considerar, realmente, é a distância. São quase 10km do pé de manga até a cachoeira, imagino que, com uma criança, esse percurso leve de 3 a 4 horas para ser concluído. Se ela estiver acostumada, não vejo problemas.

• Фото Escoteirochico

Escoteirochico 26 черв. 2019

Um dos lugares mais bonitos da Lapinha da Serra, todo o caminho é cheio de belezas...

• Sofia Peixoto 1 6 жовт. 2019

Olá Hélio, fiz a trilha dia 5 de outubro de 2019 e o acesso até o estacionamento com carro de passeio foi impossível. O ideal é deixar o carro no pé de manga e começar a caminhada.