-
-
1 138 m
935 m
0
0,8
1,6
3,3 km

Переглянуто 9049 раз(и), завантажено 276 раз(и)

біля Casa Branca, Minas Gerais (Brazil)

Por favor leia:

Formada pelas águas do Ribeirão Catarina (IBGE), a Cachoeira das Ostras localiza-se ao sopé das Serras da Calçada e da Moeda, distante aproximadamente 4 km de Casa Branca, município de Brumadinho, MG. Sendo uma cachoeira em área transitória, caracteriza-se por vegetação mediana em seus arredores, encravada no fundo de um vale. Sua queda é pequena em altura, porém possui um bom volume de água. Seu poço principal na medida aproximada de uns 3 x 10m varia de 30cm a uns 3m de profundidade, permitindo ficar embaixo da queda d'água e mergulhos. Em sua área de influência, o curso d'água forma outras pequenas corredeiras e poços abaixo, além de uma outra queda cerca de 100m abaixo da Ostra, que muitos chamam de Cachoeira da Pedra Furada.

O principal acesso à esta Cachoeira tem como ponto de partida o bairro de Casa Branca. Também é possível acessá-la através do Condomínio Retiro das Pedras; além de uma outra variante mais ao Sul do próprio bairro de Casa Branca.

A trilha mais utilizada sentido oeste-leste e apresentada acima sai de Casa Branca em frente a Igreja Católica local; cruza a Avenida Casa Branca e percorre a Alameda Canela de Ema que segue em direção ao Condomínio Cachoeiras da Aldeia. Entrar na segunda rua à esquerda, que é de terra e em aclive. Rapidamente essa rua passa a ser uma estradinha vicinal. A partir de um ponto que parece ser um antigo estacionamento (clareira no meio da capoeira) inicia a trilha, com a subida curta e íngreme de um morro, chegando a um Mirante. Após, segue leve declive e chega-se a uma descida sobre rochas mais íngreme; além de descida de alguns degraus, já chegando nas proximidades da Cachoeira.

Para o trekker, o único local que pode gerar alguma dificuldade no acesso à Cachoeira das Ostras é um ponto de passagem entre a Pedra Furada (mais abaixo) e as Ostras (mais acima). Trata-se de uma rocha com um degrau elevado que força o visitante a se curvar ou a se escorregar por estreita passagem. Há até uma chapeleta de argola instalada no local, que possibilita eventual uso de cordas em descida/subida, facilitando o acesso. Entretanto, para se evitar passar no local basta que suba o leito do córrego que liga as duas cachoeiras, porém com água pela cintura; ou ainda, pela trilha ao se aproximar do obstáculo acima, suba a rocha anterior e desça pelo outro lado se equilibrando nas fendas.

A classificação Fácil é para experientes. Para iniciantes e iniciados vai de moderado a difícil. Recomendo que, indo de carro, deixe o veículo no estacionamento da Igreja Católica em Casa Branca.
Marquei o ponto do Forte de Brumadinho para facilitar localização e referências.

Recomendo ainda que leia no Blog Chico Trekking o relato de uma visita ao local, pois isto o ajudará a compreender as marcações acima. O link está abaixo.

View more external

Waypoint

Mirante

Mirante
Waypoint

Cachoeira Pedra Furada

Waypoint

Cachoeira das Ostras

Waypoint

Rochas em declive

rochas
Waypoint

Trilha antes da subida

Waypoint

Praça em Casa Branca

Waypoint

Forte de Brumadinho

Forte

18 коментарів

  • Фото Maurinho Itaguara

    Maurinho Itaguara 14 черв. 2016

    top demais https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/cachoeira-das-ostras-casa-branca-10393812#wp-10393813/photo-6256457

  • Фото Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 14 черв. 2016

    A foto é amadora, mas in loco é um lugar lindão Maurinho... Obrigado pela visita, até hoje não fui à Itaguara tomar aquele café eheheh... Abraços https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/cachoeira-das-ostras-casa-branca-10393812#wp-10393813/photo-6256457

  • Фото Maurinho Itaguara

    Maurinho Itaguara 14 черв. 2016

    Ferramenta incrível esse Wikiloc!! Pretendo fazer essa trilha aí de Brumadinho, assim que o tempo voltar a esquentar;

    Só falar que tá vindo Chico marcamos com a turma aqui de fazer umas trilhas e tomar o café! Hehe https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/cachoeira-das-ostras-casa-branca-10393812#wp-10393813/photo-6256457

  • Фото Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 14 черв. 2016

    Exato, bacana compartilhar nossas experiências, não é mesmo? Em breve irei te amolar por aí eheheh... Abs https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/cachoeira-das-ostras-casa-branca-10393812#wp-10393813/photo-6256457

  • Фото Ichiibruno

    Ichiibruno 15 жовт. 2017

    I have followed this trail  View more

    Trilha boa com exerção de uma parte ingrime e rochosa que exige condicionamento técnico e físico.

  • Фото Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 19 жовт. 2017

    Muito obrigado pelo feedback Bruno!
    Abraços

  • Фото vivisrocha

    vivisrocha 7 бер. 2018

    Olá obrigada pelas dicas meninos! Vou assim que possivel. Gostei das fotos e dos comentários. Grata por compartilhar

  • Фото Marcelo Lois

    Marcelo Lois 6 серп. 2018

    I have followed this trail  View more

    Alguns dos trechos eram desafiadores para iniciantes.

  • Фото Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 8 серп. 2018

    Ei Marcelo,
    Obrigado pelo feedback. E tens razão, pra quem está começando nas pernadas pode mesmo ser exigente!
    Um abraço!

  • Фото Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 8 серп. 2018

    Vá lá Vivisrocha, vais gostar!
    Esperamos que esse lugar permaneça razoavelmente respeitado e cuidado!
    Abraços

  • Фото Heberth Nunes

    Heberth Nunes 5 вер. 2018

    Opa, tudo bem? Esse tempo de 2 horas é ida e volta?

  • Фото Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 5 вер. 2018

    Olá Heberth,
    Não, somente ida. Mas na ocasião dessa gravação fomos bem tranquilos e fizemos grande parada no mirante. Em condições normais e para quem está acostumado a caminhadas, o trecho é percorrido em pouco mais de 1h00
    Abraços, obrigado pelo comentário

  • Фото Pedro Sadala

    Pedro Sadala 16 черв. 2019

    I have followed this trail  View more

    Trilha boa demais e muito bem documentada no blog do Chico. Fomos em uma turma de 2 homens e 4 mulheres, todos sem experiência, mas com cuidado, atenção e calma você passa pelo trecho mais difícil sem nenhum problema. A descida íngreme tem muitos pontos de apoio e embora pareça um pouco impossivel, você logo pega o jeito e vê que o desafio é mais mental do que físico (inclusive tinha uma turma de escoteiros mirins lá!). A subida na volta é mais fácil ainda que a descida. Não levem animais, além de não ser ideal a presença deles, por ameaçar a fauna local, como o Chico havia dito nos comentários do seu blog, imagino ser perigoso e muito difícil a passagem deles pelo paredão de pedra. No mais, vale muito a visita! Pena que alguns imbecis sujam o lugar (vimos lixo, restos de fogueira e até ovos cozidos jogados na água).

  • Фото Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 26 черв. 2019

    Fala Pedro,
    Muito grato pelo seu relato e dicas. Fico feliz que tenha ido com seus amigos e curtido o lugar. E como se referiu, infelizmente ainda há pessoas que não se conscientizaram da necessidade de deixar a natureza limpa; com o mínimo de interferência. Estamos a caminho, mas a luta é árdua!
    Grande abraço, precisando de algo ao nosso alcance, cá estamos.
    Inté

  • Фото @marcones_faria

    @marcones_faria 15 вер. 2019

    I have followed this trail  перевірено  View more

    Muito boas as suas orientações

  • Фото Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 18 вер. 2019

    Muito obrigado pelo feedback Marcones.
    Abraços, bons ventos pra Ti. Precisando de algo estamos aí!

  • Фото vagda

    vagda 26 вер. 2019

    Francisco voce foi em que epoca do ano???

  • Фото Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 28 вер. 2019

    Cara Vagda,
    Conforme relato referido no texto informativo, essa pernada foi realizada exatamente no dia 12 de julho de 2014. Precisando de algo ao nosso alcance estamos aí, abraços

You can or this trail