Час  5 годин 28 хвилин

Координати 1463

Uploaded 19 листопада 2013

Recorded листопада 2013

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
1 873 m
1 413 m
0
1,8
3,6
7,25 km

Переглянуто 4099 раз(и), завантажено 100 раз(и)

біля Penhas da Saúde, Castelo Branco (Portugal)

Percurso dedicado à subida do Cântaro Gordo, afloramento granítico que atinge os 1.875 metros de altitude. Visíveis de muitos pontos da Estrela, os Cântaros (Gordo, Magro e Raso) devem a sua origem à existência de grandes afloramentos rochosos pouco fraturados rodeados por zonas de grande densidade de fraturação, com consequente maior sensibilidade à força erosiva da água e do gelo.
O trilho iniciou-se no Covão d' Ametade em direção ao Vale da Candeeira, rumo à Lagoa dos Cântaros, pequena lagoa de origem glaciária, situada a cerca de 1.650 metros de altitude, que se encontra encaixada no sopé do imponente Cântaro Gordo. Aqui iniciamos a mítica ascensão ao Cântaro Gordo, a neve e o gelo aumentaram o grau de dificuldade, pelo que foi feita paulatinamente e com muito cuidado. Já no cume e depois da foto da “praxe” iniciamos a descida até ao Covão Cimeiro, um anfiteatro de paredes abruptas que é um dos mais espetaculares exemplos de circo glaciário da Serra da Estrela e um dos seus locais mais inacessíveis. A descida foi feita com muita dificuldade, devido ao declive acidentado, à neve, ao gelo e à vegetação abundante, não existindo qualquer trilho. O regresso fez-se por parte do PR Covão Cimeiro em direção ao Covão d'Ametade.
вершина

CÂNTARO GORDO

4 коментарів

  • Фото Trekker for life

    Trekker for life 27 вер. 2015

    Eu segui o vosso trilho e sinceramente as "paredes abruptas" na descida só mesmo com escalada, para além de o percurso gps estar mal gravado (na descida). Graças a vocês gastamos as nossas forças a sair dali e não cumprimos o nosso objetivo desse dia! Mas tudo bem, fica a experiência!

  • Фото Caminhantes

    Caminhantes 28 вер. 2015

    Obrigado pelo comentário Hugo G.
    Na descrição alertamos que na descida do cântaro não existe qualquer trilho "A descida foi feita com muita dificuldade, devido ao declive acidentado, à neve, ao gelo e à vegetação abundante, não existindo qualquer trilho.", lembro ainda que o nosso trilho foi realizado há dois anos atrás... como não existe trilho, é natural que atualmente as condições no terreno sejam diferentes.
    Classificamos o trilho como "só para experientes", grau de dificuldade máxima prevista no wikiloc, os 7,25kms foram realizados em 5h28min aspetos que deveriam ter em atenção no planeamento da vossa atividade.
    Realizamos todo o percurso gravado no GPS sem recorrer a qualquer equipamento técnico de montanhismo, apenas usamos a interajuda do grupo nessas ditas "paredes abruptas"... e conseguimos!
    Boas caminhadas!

  • Фото adventure runner

    adventure runner 30 черв. 2019

    Trilho muito bom e, conforme descrito, muito difícil. No entanto, alerto que a descida do cântaro gordo foi gravada errada, pois o GPS marcou um local completamente inacessível como descida. Perdi bastante tempo até descobrir que a gravação estava errada e procurando um lugar pra descer. Mas a trilha é fantástica e, pela dificuldade, vê-se porque pessoas vão ao cântaro gordo.

  • Фото Caminhantes

    Caminhantes 30 черв. 2019

    Olá adventure runner!
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha.
    Saudações.

You can or this trail