Скачати

Координати

21 травня 2021 р.

травня 2021

біля Taquari, Paraná (Brazil)

Pedal iniciado no Pedágio km 57 BR116, onde desembarquei, e agradeço ao motorista da viação Penha que fez parada neste local, e iniciei montagem da Bike, 2 kms antes do Portal da Serra da Graciosa.
No pedagio os funcionários me trouxeram cafezinho e bolo e foram muito gentis.
Descendo a Serra da Graciosa, pude apreciar o nascer do sol na descida da Serra, um espetáculo da natureza.
Pequena parada para descanso no trevo de Morretes onde segui sentido Antonina.
Chegando na entrada de Antonina parei no mercado para abastecimento, pois a partir desse ponto o caminho começa a ficar mais isolado.
Segui para Guaraqueçaba por asfalto e terra num longo trecho, caminho muito bonito, muito longo e bem distantes um vilarejo ao outro, importante parar e se alimentar bem.
Antes de chegar em Guaraqueçaba, parei no Café da Dona Mercedes, faltava ainda 18 kms até meu destino, bairro de Botuva, mas anoiteceu e estava muito cansado, e quero agradecer toda a família da Dona Mercedes e Noemi, que por solidariedade me deu abrigo confortável e comida num gesto que nunca vou esquecer, muita gratidão, pois neste local não é pousada.
A pousada e mercadinho fica bairro Botuva pouco antes do início da trilha, ponto de parada obrigatório para lanche e cafe. Na estrada conheci um casal de ciclistas, Newton e Andreia que gentilmente me acompanharam até o início da trilha do Telégrafo, e me deram muitas dicas importantes.
A Trilha do Telégrafo é extremamente difícil, onde se empurra a bike na maior parte do trajeto de 7kms.
Após o término da trilha, a estrada continua praticamente deserta, sem pontos de alimentação portanto é bom ir preparado.
20 kms antes de Itapitangui tem um mercado depois da ponte, e aproveitei para visitar a cachoeira do Daniel, 10 minutos de bike, lugar muito bonito e organizado, e fui recebido pelo Daniel.
Paga-se uma pequena, taxa mas vale a pena, lugar maravilhoso e estruturado e serve refeição.
Chegando em Itapitangui segui sentido Cananeia, atravessei de balsa e fiquei na pousada Vento Leste em Cananéia .
No Caminho para Pedrinhas, optei em fazer a Trilha do Juruaíva , mas recomendo apenas para quem gosta de aventuras e com tempo bom, trilha bem acidentada de 9 kms com muitas valas e rios, mas tem um bom trecho pedalavel em trilha fechada, senão, siga pela praia direto para Pedrinhas e visite mercado e restaurante do Nezinho, que tem um belo Cais, onde fui muito bem recebido pela Carla que também é Ciclista.
Segui pela estrada do litoral até Ilha Comprida, onde recomendo a pousada Flor do Mandacaru, da minha amiga Débora, que tive o prazer de encontrar na praia.
Após o almoço segui para a rodoviária para desmontar e embalar a bike e embarcar.
Deixei a gravação até a rodoviária de Iguape, se caso alguém preferir pernoitar ou embarcar nessa cidade.

Esse pedal foi necessário muito planejamento e preparo, físico e psicológico, mas valeu muito a pena pois as paisagens, desafios e pessoas especiais que conheci valeram qualquer esforco.
Itens obrigatórios para este pedal
- gancheira reserva
- alimentos leves
- manter boa alimentação
- Dormir bem.
Eu por precaução levei saco de dormir e manta térmica, mas usei somente o saco de dormir, que foi muito útil.
Estou muito orgulhoso e feliz por ter realizado esta trilha, um sonho antigo num local histórico fruto de muita pesquisa, e compartilho minha experiência dessa expedição com vocês.
Boa Cicloviagem amigos ciclistas malucos como eu .
Точка шляху

Rio e Ponte

Refúgio Casa Pescadores

Café do Rio - Lanchonete

Parada obrigatória, excelentes lanches e café .

Butuva mercado e Pousada Dna Mika

Estrada para a TRILHA

Trilha do Telégrafo

Divisa de estado Paraná- São Paulo

Гірський притулок

Refúgio de montanha Área de descanso

final da trilha do Telégrafo

Rodoviária Iguape

12 коментарів

• Фото EricBikes

EricBikes 22 трав. 2021 р.

Show demais!! Mais uma postagem fantástica do Wilson!

• Фото Wilson Simoes Todos Amigos

Wilson Simoes Todos Amigos 22 трав. 2021 р.

Valeu Erick , obrigado e valeu muito o esforço.. sonho realizado

• Фото Julio Uchôa

Julio Uchôa 24 трав. 2021 р.

Parabéns, excelentes relatos

• Фото alnic2004

alnic2004 24 трав. 2021 р.

Parabéns mestre. Show de pedal

• Фото Gerson Christensen

Gerson Christensen 25 трав. 2021 р.

Que inspirador!!!

• Bruno camilo 31 трав. 2021 р.

belo role..

• Фото Cristiano Y.

Cristiano Y. 8 черв. 2021 р.

Que aventura! Que cicloviagem! Realmente muito inspirador! Parabéns!

Parabéns!

• Фото Wilson Simoes Todos Amigos

Wilson Simoes Todos Amigos 8 черв. 2021 р.

Obrigado ciclistas.

• Фото guioribike

guioribike 8 черв. 2021 р.

Ae Wilson top como sempre , parabéns

• Фото Sergio outdoor

Sergio outdoor 13 лип. 2021 р.

Parabens amigo...está trilha mística aos trilheiros e cicloviajantes é para os fortes de espírito.Saude para grandes e seguras aventuras....

• Фото EDSON VARGAS Antonelli

EDSON VARGAS Antonelli 23 лип. 2021 р.

Sua experiência e dedicação, além de bons textos acrescenta muito no Cicloturismo. Precisamos ampliar a consciência do cicloativismo, mobilidade